Casa Câmara

Casa Câmara

Em 2005, Rodrigo Câmara decidiu que teria uma vida mais tranquila e mudou-se de Belo Horizonte para Ouro Preto, terra natal de seus avós maternos, onde cresceu e herdou deles um amor incondicional pela cidade.

Vista da Casa Câmara em Ouro Preto (segundo casarão da direita para esquerda na parte inferior da foto)

“Sabe aquele lugar em que você chega e quer andar descalço pelas ruas? Essa é Ouro Preto”, diz o designer e mestre em Patrimônio Histórico e Cultural, cenógrafo e fotógrafo que tem corrido o país com a exposição Voyeur, com retratos feitos na Itália e na Grécia.

Em busca de uma casa para viver, caminhando pelas ruas da cidade histórica, encontrou um espaço de sacada em uma localização cenográfica, o Largo do Rosário. “A grande surpresa veio quando levei minha mãe para conhecer. Era a residência onde ela passou a infância e a adolescência e onde meu avô, Arlindo Câmara, teve a Casa Câmara, um armazém de secos e molhados no melhor estilo mineiro, em 1945”, conta. “É uma casa repleta de memórias afetivas e lembranças, com as mesmas madeiras, as mesmas paredes… Uma máquina do tempo foi ligada quando minha mãe entrou novamente aqui.”

Em disposição idêntica à do passado, o solar mantém a parte residencial no piso superior e a comercial no térreo, com uma loja de objetos decorativos e um belo antiquário. “Em homenagem ao meu avô, adotei o nome Casa Câmara para meu negócio.” Datada de meados de 1780, a construção de quase 1.200m² foi parcialmente restaurada pelo mineiro, que fez um levantamento histórico para reunir o material da época e trazer de volta a aura dos tempos de seus ancestrais. No térreo, o guarda-corpo da fachada, reproduzido por ele com retalhos de madeira de demolição, é um exemplo disso.

“Em Ouro Preto. esta casa do período colonial é uma espécie de máquina do tempo. Resgata a história da família de Rodrigo Câmara, que ganha força no presente por meio do mobiliário e das raridades que ali se exibem com orgulho.”

Hermes Galvão, Revista Casa Vogue nº 384

A Casa Câmara tem salas generosas e arejadas, piso de peroba e pinho-de-riga, e forro do teto ornamentado com pintura original restaurada. As paredes escondem 16 camadas de tinta abaixo da atual, e acima delas, claraboias avisam que o dia está pronto para nos receber. A sala de jantar tem mobiliário colonial português de tons claros e um sofá Gelli anos 1950 que divide o ambiente e traz leveza. Ainda nessa sala há um centenário aparador Maria Chiquinha pé de burro que acolhe jogo de jarra e bacia de prata. No quarto principal, se destaca o móvel Dom Joaquim com palha e espelho bisotado, assim como uma cômoda com sutis entalhes. A sala de visitas, com vista para todo o Largo do Rosário, é um convite ao ócio e a um banho de sol à tarde. A Luz do crepúsculo vem por todos os lados, pela frente ou pelos fundos da morada, de onde se vê a Igreja do Pilar e o Pico do Itacolomi.

Apesar de não ter mais parentes em Ouro Preto, Rodrigo preserva costumes da família, como produção dos tapetes devocionais de serragem colorida que decoram o centro durante a Páscoa e o Corpus Christi. A tradição ultrapassou as montanhas de Minas e chegou até a São Paulo Fashion Week em 2006, quando ele transformou a passarela para o desfile de Ronaldo Fraga.

Além do antiquário, Rodrigo tem comandado na Casa Câmara aulas de história regadas a vinho e pão de queijo assado na hora, aulas de arte e design e workshops de fotografia. “Estar aqui me traz paz, tranquilidade, o tempo por aqui é diferente. Fui acolhido nesta cidade com muito amor e, após ter rodado vários países, tenho a certeza e que estou no melhor lugar do mundo”.

Texto de Hermes Galvão, extraído da Revista Casa Vogue nº 384

Experiências

Ouro Preto é um lugar onde se vive a história, nós temos o prazer de propagar essa cultura. Seja com aulas de história sobre Minas Gerais, ou aprendendo os estilos da arte, ou quem sabe, criando um novo olhar com a fotografia. Somos inspirados a cada vez mais defender a cultura e o que é belo. Para tanto, nos reunimos no casarão da Casa Câmara em Ouro Preto. Esses eventos são ministrados por especialistas em cada área e lógico com um bom vinho e um ótima conversa.

Nós promovemos experiências únicas, caso tenha interesse em participar de um de nossos eventos ou saber quando faremos os próximos, entre em contato.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Abrir chat
Precisa de ajdua?